sexta-feira, 4 de abril de 2014

Módulo 4

3 Comentários:

Às 1 de junho de 2014 às 08:12 , Blogger Unknown disse...

Boa tarde
Relativamente às questões apresentadas para discussão neste 4º Módulo:
Que utilização tem feito de recursos educativos abertos, software livre, cursos online abertos?
Refira em que circunstâncias os utilizou e para que fim.
Como encara o seu potencial?
cabe-me dizer o seguinte:
Já frequentei cursos on line abertos e a experiência, inicialmente assustadora, passou depois para muito positiva ao longo do decurso do curso. Para mim, cuja distância dos grandes centros onde existe todo o tipo de informação é longa, os cursos on line possibilitam que eu tenha acesso a informação que de outra forma não teria. Permitem, também, colmatar lacunas que existem na nossa profissão de educadores/professores fazendo com que nos vamos conseguindo atualizar e desenvolver atividades estimulantes e mais criativas com os nossos alunos. Com estes cursos tive acesso a informação que por mais que pesquisasse não conseguia obter. Esta formação que estou a frequentar fez-me obter ferramentas e conhecer recursos, alguns dos quais, eram desconhecidos para mim.
Já usei o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) (www.rcaap.pt) que me tem sido muito útil para a pesquisa de informação científica.
Relativamente ao material que uso com os meus alunos socorro-me muitas vezes de software livre existente e para fazer a adaptação de muitas atividades recorro frequentemente a muitos sites, nomeadamente o do Portal Aragonês de Comunicação Aumentativa e Alternativa, o portal das escolas usando os recursos educativos existentes, entre muitos outros. Uso estes recursos nas antecipações e consolidações que faço com os alunos com NEE com quem trabalho.
A quantidade de recursos educativos abertos existentes é extraordinária e com esta formação tive ainda acesso a muitos mais o que para mim tem sido desafiante descobrir novas ferramentas tecnológicas.
Muito obrigada pelo acesso a toda esta informação.

 
Às 1 de junho de 2014 às 08:38 , Blogger Unknown disse...

Estivemos, eu e a minha colega Sónia, a ver os trabalhos que foram publicados e a nossa opinião é que se tratam de trabalhos interessantes e muito bem elaborados.
Achamos todos muito aliciantes mas salientamos o trabalho da colega Anabela Campos (Storybird A Intervenção Assistida por Animais)
https://storybird.com/books/a-intervencao-assistida-por-animais-uma-outra-pers/?token=cw8adaqdue


Nas terapias assistidas por animais, a presença do cão é benéfica. A presença do animal favorece a interação entre a criança e o terapeuta. Este coordena as interações entre a criança e o cão, ensinando ativamente a criança a comunicar com o cão. A criança vai desenvolvendo as competências sociais e cognitivas que se encontram em deficit, sem frustrações.
Estudos realizados demonstram que a terapia com animais é um relevante contributo para a tranquilidade, o conforto, prazer, serenidade da pessoa que dela usufrui assim como também para o seu bem estar físico. O toque e o contato físico tantas vezes descurado com a nossa vida stressante assume nestas terapias uma garantia de bem estar emocional, pois aumenta a auto estima e cria sentimentos de confiança, segurança no meio e com os outros.
Parabéns pelo trabalho e pelo incentivo à prática deste tipo de terapias.

 
Às 7 de junho de 2014 às 10:46 , Blogger Unknown disse...

Pediram para incluir o comentário a um trabalho de colega , mas já o tínhamos realizado. De qualquer forma deixo aqui novamente o trabalho do grupo, meu e da minha colega Sónia Pereira:
Estivemos, eu e a minha colega Sónia, a ver os trabalhos que foram publicados e a nossa opinião é que se tratam de trabalhos interessantes e muito bem elaborados.
Achamos todos muito aliciantes mas salientamos o trabalho da colega Anabela Campos (Storybird A Intervenção Assistida por Animais)
https://storybird.com/books/a-intervencao-assistida-por-animais-uma-outra-pers/?token=cw8adaqdue


Nas terapias assistidas por animais, a presença do cão é benéfica. A presença do animal favorece a interação entre a criança e o terapeuta. Este coordena as interações entre a criança e o cão, ensinando ativamente a criança a comunicar com o cão. A criança vai desenvolvendo as competências sociais e cognitivas que se encontram em deficit, sem frustrações.
Estudos realizados demonstram que a terapia com animais é um relevante contributo para a tranquilidade, o conforto, prazer, serenidade da pessoa que dela usufrui assim como também para o seu bem estar físico. O toque e o contato físico tantas vezes descurado com a nossa vida stressante assume nestas terapias uma garantia de bem estar emocional, pois aumenta a auto estima e cria sentimentos de confiança, segurança no meio e com os outros.
Parabéns pelo trabalho e pelo incentivo à prática deste tipo de terapias.

 

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