sexta-feira, 4 de abril de 2014

Módulo 1



Módulo 1 - De 7 a 20 de abril

Tem início esta semana o primeiro módulo do curso subordinado ao tema Políticas Inclusivas e Medidas Educativas, respeitantes aos alunos com necessidades educativas especiais.

São propostas como atividades:

- discussão sobre a temática das NEE/Deficiência em comentário na página Web do Módulo I.

a) sobre quaisquer dos recursos indicados;
b) sobre a questão que é formulada quanto às barreiras constatadas a nível pessoal/profissional;
c) sobre outros recursos que tenham identificado nas vossas pesquisas.

- realização de uma das atividades alternativas propostas:

a) escolha de uma publicação de referência, sistematização os principais aspetos utilizando uma ferramenta de mapa concetual;
b) perspectiva histórica da deficiência, utilizando uma ferramenta de linha do tempo;
c) uma apresentação sobre aspectos das políticas de inclusão e medidas educativas.

2 Comentários:

Às 15 de abril de 2014 às 16:07 , Blogger Unknown disse...

A atividade referente a este módulo 1 foi realizada em grupo por mim (Lurdes Martins) e pela colega Sónia Pereira, estando nos nossos respetivos portefólios.

 
Às 15 de abril de 2014 às 18:29 , Blogger Unknown disse...

Deixo aqui o comentário individual que realizei :
Da minha experiência pessoal/profissional de vinte e quatro anos de contato com crianças, jovens ou adultos com incapacidade e/ou deficiência noto que, muitas vezes:
1. Os profissionais na área da educação:
• não estão preparados para lidar com a diversidade de alunos com que se deparam nas suas classes;
• acabam por dificultar a inclusão criando barreiras ;
• enumeram problemas comportamentais como justificação;
• dizem que não conseguem atender a todos os alunos;
• têm dificuldade em diversificar estratégias;
• desconhecem a legislação que se encontra em vigor ;
• têm falta de formação contínua;
• existe falta de recursos materiais;

• …
2. Os assistentes operacionais/tarefeiros:
• não estão sensibilizados para trabalharem com os alunos com NEE;
• não têm formação específica;
• não apresentam um quociente emocional para intervirem positivamente e com respeito por TODOS;
• ….
3. Os encarregados de educação/pais:
• ainda estão em fase de luto, não aceitando o problema do seu filho;
• criam barreiras aos profissionais;
• não ajudam a sua criança a crescer e a desenvolver-se;
• não fazem trabalho em equipa com todos os intervenientes no processo educativo dos seu filho;
• …..
4. Profissionais na área da saúde e de reabilitação
• não existe trabalho em equipa;
• intervenções separadas;
• não existe comunicação entre as diversas partes;
• pouco tempo para todos se sentarem e discutirem o que é melhor para o aluno;
• …
5. Os pares
• Necessitam de os aceitar e de os respeitar com toda a sua individualidade;
• Necessitam de crescer juntos;
• …

Por isso está na hora de identificar quais as barreiras que continuam a existir no processo educativo dos alunos e quais as condições que têm de ser criadas para que essas barreiras sejam neutralizadas;
Não devemos apenas criar as condições para que a criança/jovem/adulto frequente a escola regular, juntamente com os seus pares, mas tal como refere a Professora Manuela Sanches Ferreira, criar todas as condições para que os alunos com NEE estejam envolvidos e pertençam ao espaço da escola regular. Não podemos esquecer-nos que a qualidade desses contextos é também muito importante pois dessa qualidade dependerá o grau de envolvimento e de participação dos alunos.

 

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