sexta-feira, 4 de abril de 2014

Módulo 3

2 Comentários:

Às 18 de maio de 2014 às 10:49 , Blogger Unknown disse...

Desenho Universal da Aprendizagem
Semanas 6 e 7 – de 5 maio a 18 maio 2014

O terceiro módulo tem como finalidade abordar quadros de referência para o planeamento da aprendizagem, em particular os princípios e estratégias do desenho universal da aprendizagem.

 
Às 18 de maio de 2014 às 11:14 , Blogger Unknown disse...

Boa tarde


Foi a primeira vez que realizei o questionário VARK e os resultados foram os seguintes:
Visual – 4
Aural – 4
Read/write – 6
Kinesthetic – 3
Muitas vezes me tinha interrogado qual seria o meu estilo de aprendizagem e tinha concluído ser o que recorria a recursos visuais, pois sempre usei Power point’s, esquemas, textos, … entre outros. A via auditiva não era muito predominante pois apesar de ouvir sentia necessidade de escrever e de ler.
Depois de fazer este questionário VARK, verifiquei que as vias predominantes são a “read/write”.

Sou professora há cerca de 31 anos e a escola onde andei era fundamentalmente teórico, expositivo e sem grande margem para discussão ou interação entre os alunos. Ainda “sofri” a pressão do conhecimento e trabalho, essencialmente, escrito e copiado. Há sempre um lado positivo em tudo, o que considero que correu melhor na altura (e hoje se desvaloriza e minimiza) é o desenvolvimento da capacidade de memorização e raciocínio. É essencial no desenvolvimento humano e parte integrante do processo de aprendizagem. Sem se memorizar não se consegue aprender conceitos teóricos que depois fundamentam a prática. Por exemplo, sem se saber de cor a tabuada, não há maneira de efetuar cálculos mentais rapidamente. Pode-se recorrer ao uso das tecnologias (que considero um bem essencial na era moderna), no entanto, o processo de memorização e desenvolvimento de cálculo e raciocínio é importante ao longo da vida e deve-se primar o seu pleno desenvolvimento. Além deste aspeto, o ensino é muito aliciante nos dias de hoje. Esta formação está-me a permitir aceder a tecnologias que podemos usar nas nossas aulas tornando-as muito interessantes e apelativas. Creio que já não se pode generalizar e dizer que o ensino é completamente expositivo, pois há, cada vez mais lugar (falo por experiência própria) a debates e discussões, partilha de informação entre professores e alunos, iniciativas em apresentar temas nas aulas (nas mais variadas formas) e tudo isto contribui para um processo de ensino- aprendizagem harmonioso, enriquecido com saberes de todos. Relativamente aos alunos com NEE, as tecnologias de hoje permitem-nos diferenciar estratégias podendo ensinar os mesmos conteúdos a grupos com necessidades educativas diferentes. Alguns alunos conseguem realizá-las num nível superior e outros num nível adaptado aos seus conhecimentos e capacidades. Resumindo, todos têm acesso ao conhecimento (através de recursos visuais, auditivos, táteis, etc.) conforme as necessidades de cada um, respeitando, aceitando e desenvolvendo as capacidades das inteligências múltiplas.

 

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