sexta-feira, 4 de abril de 2014

Módulo 2

2 Comentários:

Às 3 de maio de 2014 às 11:58 , Blogger Unknown disse...

Já registei a nossa atividade do Módulo 2 (minha e da Sónia Pereira) na área de registo da atividade 2 e também deixo aqui o endereço:
https://magic.piktochart.com/output/1876647-diretrizes-wcag-20-realizadas-pe#

 
Às 3 de maio de 2014 às 12:22 , Blogger Unknown disse...

As mudanças nas Tecnologias estão sempre patentes nos nossos dias, pois o uso da fibra ótica, a digitalização da informação, o facto de o computador poder combinar texto, voz e imagem, o acesso à Internet, o aumento da capacidade de armazenamento de informação, a velocidade de processamento, entre outros, levam-nos a pensar que as TIC continuam a fazer com que exista uma revolução na área da educação e as respostas a esses desafios passam, sem dúvida, pela sua integração em contextos educativos.
O século XX veio confirmar as TIC como um fenómeno duradouro e constante e fazer com que houvesse uma união entre as diversas vertentes do audiovisual, dos sistemas de comunicação e da informática.
O computador deverá ser encarado como uma outra qualquer ferramenta de trabalho, como o livro ou a caneta e com ele o aluno desempenhará melhor as suas funções de estudante, pois aprenderá desde cedo a edificar hábitos de trabalho e estudo. Estes hábitos tanto podem ser hábitos de trabalho individual como de grupo, onde ele aprende a partilhar com os outros e a executar as suas tarefas ao seu ritmo. Tudo isto só é possível sempre com o professor como sendo um facilitador, ajudando o aluno a crescer e a treinar competências necessárias para a resolução de problemas.
As TIC são, como referido anteriormente, uma poderosa ferramenta para modificar as escolas e as experiências dos alunos de modo a ampliar o acesso, a eficiência e a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
No que diz respeito à aplicação das TIC nas NEE, e tal como nos refere Domingues et al., (2008), os professores continuam a apontar alguns pontos negativos na sua utilização, pois referem que não há formação nem informação especializada nesta área (por exemplo on line), dizem que existe pouca disponibilidade de software e hardware específico, não há uma estrutura de apoio a nível nacional, o isolamento, a falta de partilha, o escasso intercâmbio e a falta de grupos de trabalho colaborativo entre colegas também agrava esta situação.
Da minha experiência profissional ressalta o facto de ter trabalhar no CERTIC/UTAD durante alguns anos e ter verificado que através das Tecnologias de Informação e Comunicação, se poder responder às necessidades educativas de cada aluno para que ele tenha garantido a sua qualidade de vida. Durante esse tempo pude contatar com diversos materiais na área das ajudas técnicas e trabalhei com os programas presentes no CD Kit Necessidades Especiais, entre muitos outros, presentes nas avaliações realizadas pela nossa equipa. Foram muitas as crianças, jovens e adultos que as experimentaram e ainda hoje as usam pois contribuíram de forma muito positiva para a sua atividade e participação na vida escolar e social.
É de salientar que as Tecnologias de Informação e de Comunicação estão cada vez mais a ser consideradas como a melhor ferramenta para responder ao desafio da inclusão de todas as crianças na vida escolar e social. Estudos recentes da OCDE mostram que as Tecnologias podem transformar as experiências que os alunos têm na escola e que esta terá de aprender a mudar para diferentes formas de aprender de forma que todo o potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação traga vantagens para cada aluno individualmente.

 

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